sábado, 8 de fevereiro de 2014

Zezé: a rápida projeção no futebol

Will S. Brum

Entre os inúmeros jogadores que nasceram e engrandeceram o futebol na Zona da Mata, trazendo alegria e admiração para a torcida, está Zezé, ponteiro-esquerdo revelado no infantil do Ideal. Ainda garoto foi levado por olheiros do Fluminense (RJ), sagrando-se campeão carioca de 81 e revelando-se um excelente jogador, sempre destacado e elogiado pelo principal comentarista esportivo do país, João Saldanha. Pela sua objetividade no ataque, seu dom admirável no domínio da bola, seus dribles desconcertantes, Zezé chegou à Seleção Brasileira, convocado por Cláudio Coutinho, que preparava a equipe para o Mundial na Argentina.

Zezé iniciou sua carreira muito menino, como muitos outros craques desta região e teve em seu irmão Luizinho (também grande jogador e falecido prematuramente jogando pelo Nacional, de Muriaé) o principal incentivador e educador da sua incrível afinidade com a bola e com o futebol. Com muito talento encantou os torcedores da cidade e da região. Surgia então um novo fenômeno do futebol. Não demorou muito deixou Recreio,em 74, levado para o Rio de Janeiro por um olheiro do time do Fluminense.


Recém chegado ao Rio, Zezé devido ao seu grande potencial de jogador ofensivo, foi efetivado pelo então técnico Pinheiro, na ponta-esquerda do time infanto-juvenil. Promovido, em pouco tempo, para o Juvenil, ganhou inúmeros campeonatos: Taça São Paulo, Tricampeonato Caricoa, e o Torneio de Toulon, na França. Chamado para equipe principal, com saída dos grandes craques do Clube ( Rivelino e Paulo César Caju ) , ganhou definitivamente a condição de titular na ponta-esquerda, conquistando pelo Fluminense novos campeonatos, entre eles a Taça Tereza Herrera, na Espanha, e o Campeonato Carioca de 81.

Como destaque da equipe tricolor, juntamente com Edinho, hoje no Grêmio do Rio Grande do Sul, Zezé foi convocado por Cláudio Coutinho para a Seleção Brasileira. Com seu futebol bonito e temível ganhou destaque através dos mais importantes comentaristas esportivos do país, sendo considerado como nova revelação do futebol brasileiro. Nesta época a Seleção se preparava para o Mundial da Espanha. Pela Seleção, Zezé jogou contra o Paraguai, Uruguai e Seleção Baiana. Em 82, após ficar seis anos no Fluminense, Zezé é comprado pelo Guarani de Campinas, que na época fazia um supertime, para formar com Careca, hoje no Nápole da Itália, o temível ataque do time paulista.Por falta de adaptação com o clima de Campinas, e mesmo criando boas amizades no clube, especialmente com o centro-avante Careca, seu grande amigo e companheiro,Zezé é emprestado ao Ceará, permancendo por lá, toda a temporada de 84. De volta a Campinas joga mais algumas partidas e pede para sair.É emprestado ao América Mineiro. ( continua )


Nenhum comentário:

Postar um comentário