Ronaldo de Nazareth

curiosidades e Histórias do Futebol

Os Boleiros de Recreio - MG Parte 2 , entrevista com Mário Lúcio em JR MINAS



Os Boleiros de Recreio - MG Parte 1

Henrique de Souza (Meiinha)   -  EM PÁGINA DA RADIANTE RECEIO





Maior público do Campeonato Brasileiro, maior artilheiro 

do Brasileirão e outros recordes ...

Em RADIANTE ESPORTES 




CRUZEIRO: CAMPEÃO DA COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 1976
veja em RADIANTE ESPORTES

Romário, um artilheiro que entrou para história.
por Ronaldo de Nazareth


O Campeonato Brasileiro de 2005 que teve como campeão o Corinthians, foi um campeonato com algumas curiosidades e  fatos marcantes.A edição de 2005 também ficou marcada por um evento negativo. Apesar da 35ª edição do torneio se mostrar com emoções de sobra até as rodadas intermediárias, durante o campeonato o árbitro Edílson Pereira de Carvalho foi preso em uma operação da polícia por manipular resultados de jogos em que atuou para que empresários de sites de apostas pudessem lucrar mais.
Em uma decisão muito contestada e inédita em toda a história do futebol, o Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD),determinou a anulação dos 11 jogos apitados pelo árbitro envolvido nas acusações, ainda que não houvesse comprovação de fraude em todas as partidas apitadas por ele.
Romildo Correa, um dos árbitros citados nas investigações do "escândalo do apito", fez um protesto no meio da partida entre Santos e Botafogo pela 41ª rodada do campeonato. O árbitro abandonou a partida e se aposentou, alegando ter sido punido injustamente pela CBF, uma vez que seu envolvimento não ficou provado pelos investigadores.
O campeonato teve como craque o argentino Carlitos Teves do Corinthians e como Artilheiro Romário do Vasco da Gama, que entraria para a história como o Artilheiro mais velho da história do campeonato Brasileiro, com 39 anos de idade.Mesmo não tendo jogado todas as partidas por decisão sua em acordo com o então presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda, Romário em alguns jogos fora da Região Sudeste, o jogador ficava de fora para se poupar em virtude de sua idade e mesmo assim conseguiu superar jogadores de menos idade que ele , como Alex Dias do próprio Vasco, Borges e Carlitos Teves (Ainda em Atividade na Juventus da Itália).
Por esta e outras façanhas, Romário sempre será lembrado como UM ARTILHEIRO QUE ENTROU PARA A HISTÓRIA.......


Este Ano tem Copa América
por Ronaldo de Nazareth

Em Junho deste ano teremos mais uma edição da Copa América e que será realizada no Chile. A copa América de 1999 foi disputada no Paraguai e tivemos alguns fatos curiosos:
Foi nesta copa que Ronaldinho Gaúcho, marcou seu primeiro gol jogando na seleção principal do Brasil ( um lindo gol contra a Venezuela) e nosso país  acabou sagrando-se campeão com 100% de aproveitamento. A copa teve a participação de 12 seleções e a partida final foi entre Brasil x Uruguai com o Brasil vencendo por 3 a 0, gols de Rivaldo ( 2 ) e Ronaldo Fenômeno.
No jogo entre Argentina x Colômbia teve um acontecimento histórico que entraria para o Livro dos Recordes . A Colômbia venceu a partida pelo placar de 3 a 0 e a seleção da Argentina teve a seu favor, três pênaltis marcados pelo juiz da partida, e o atacando Palermo camisa 9 da Argentina, conseguiu o que parecia impossível....ele perdeu o primeiro , chutando no travessão, perdeu o segundo, chutando no alto para fora  e no terceiro o Goleiro da Seleção da Colômbia defendeu.
Martim Palermo,  Jogador Argentino que perdeu 3 pênaltis contra a seleção da Colômbia.(foto) 

O Brasil fez sua estreia no dia 30/06/1999 contra a Seleção da Venezuela  e venceu por 7 a 0, gols de Ronaldo (2) Amoroso (2) e completaram a goleada, Rivaldo, Emerson e Ronaldinho Gaúcho (o gol mais bonito do jogo...um golaço). O Brasil seguiu vencendo seus jogos  e nas quartas de fanais pegamos a Argentina e vencemos de 2 a 1, gols de Ronaldo e Rivaldo, contra um gol de Sorim. Na semifinal nosso adversário foi a equipe do México e nossa seleção venceu pelo placar de 2 a 0, gols de Amoroso e Rivaldo.
No dia 18/07/1999 Brasil X Uruguai fizeram  jogo final daquela copa e o Brasil com dois gols de Rivaldo e um de Ronaldo, venceu por 3 a 0 e sagrou-se pela sexta vez Campeão da copa América. A Copa América 2015 começa no dia 11/06/2015 e o Brasil estreia dia 14/06/2015 às 18,30 horas contra a seleção Peruana. Boa sorte pra nossa Seleção.


A FINAL HISTÓRICA DO CARIOCA DE 1957
                     por Ronaldo de Nazareth
Em 1957, o Botafogo passava por um jejum de títulos de campeão carioca, já que o último havia sido em 1948. O Botafogo resolveu então fazer mudanças no clube e convidou o jornalista João Saldanha para ser o novo técnico do clube. Saldanha  indicou a contratação de alguns jogadores para compor o elenco ( Saldanha já havia participado da contratação do jogador Didi para o clube) entre eles, ele sugeriu e o clube contratou Quarentinha( ex Bonsucesso) e Paulinho Valentim (campeão e artilheiro pelo Galo Mineiro).
Em um campeonato de pontos corridos, quis o destino que Botafogo e Fluminense chegassem à última rodada como as duas equipes que mais pontuaram.Os clubes entraram em campo naquele  22 de Dezembro  de 1957 como candidatos ao título de campeão carioca...
Fatos curiosos aconteceram naquela final histórica. O primeiro foi que o Presidente do Fluminense dias antes declarou que seu time era muito superior e seria campeão e que compraria alguns brindes (Geladeiras, etc...), para sortear entre os tricolores que fossem  ao Maracanã. Pelo lado do Botafogo um fato chamou a atenção dos repórteres de campo, foi que Paulinho Valentim (centroavante que jogava com a camisa 9), apareceu vestindo a camisa de numero 8 e quando lhe perguntaram a razão da mudança,ele respondeu...”Quando terminar o jogo eu digo”.
O jogo tem início com um público presente de mais de 80 mil torcedores e logo aos 4 minutos em lançamento de Didi, Paulinho apareceu  como um raio no meio da zaga tricolor e abriu o marcador para o Botafogo.O primeiro tempo terminou com o Botafogo vencendo por 3 x 0, com três gols dele...Paulinho Valentim, sendo o terceiro em uma bela bicicleta no ângulo do goleiro Castilho do Fluminense.
No Segundo tempo o Fluminense foi para cima do fogão e logo aos nove minutos diminuiu a diferença  com gol do Jogador Escurinho, atacante do Fluminense. Paulinho marcaria mais dois gols  e Garrincha completaria a goleada histórica no final do campeonato... Botafogo 6 x 2 Fluminense, Waldo marcou o segundo do Fluminense.
Ao final da partida, os repórteres foram falar com Paulinho, autor de 5 gols daquela final e lhe cobraram a explicação da mudança do número 9 para o número 8 em sua camisa e o atacante revelou o segredo......
 “ ... Esta noite eu sonhei que estava jogando esta decisão e  neste sonho eu marcava muitos gols , eu estava jogando com a camisa  8 e não com a 9...como todos aqui são supersticiosos, resolvi seguir a tradição...e deu certo...”
 Esta final de campeonato entrou para a história, não somente pelo placar na final de campeonato, mas muito mais pelos 5 gols marcados pelo atacante do Botafogo em uma final.



Adalberto, Thomé, Servílio, Nilton Santos, Pampolini e Beto; Garrincha, Paulinho Valentim, Didi, Edson Mauá e Quarentinha. (FOTO dos arquivos implacáveis dae Roberto Porto)



JOÃO SALDANHA








VASCO E A VIRADA HISTÓRICA.


 Ao fazer o 4º GOL (da VIRADA HISTÓRICA), ROMÁRIO E JUNINHO comemoram


 A  Copa MERCOSUL  de  2000( Hoje chamada de Copa Sul-Americana ), teve a participação de 20 clubes divididos em 5 grupos com 4 clubes  em cada grupo.A copa teve os seguintes representantes do Brasil: Vasco e Flamengo do RJ, São Paulo, Palmeiras e Corinthians de SP, Cruzeiro e Atlético de MG.
Na segunda fase os 8 clubes classificados, jogaram em sistema de ida e volta e 4 clubes seguiram para a semi-final : Vasco X River Plate  e Palmeiras X Atlético Mineiro.
A equipe do Vasco da Gama venceu os dois confrontos contra o time Argentino e o Palmeiras da mesma forma,  venceu as duas partidas contra o clube Mineiro.
Vasco e Palmeiras começaram a decidir o título de Campeão da Mercosul em 06/12/2000 onde o jogo foi realizado em São Januário-RJ e o Vasco venceu o  jogo por  2 x 0 com gols de Juninho Pernambucano e  Romário.No segundo jogo, no Palestra Itália em SP, o Palmeiras  venceu por  1 x 0 com gol de Nenem, forçando assim um 3º jogo também realizado no Palestra Itália-SP.
O jogo que entraria para a história, foi realizado em  20/12/2000 e o Palmeiras foi com tudo para cima da equipe do Vasco de Romário e Cia. Logo no primeiro tempo, o time da casa abriu uma vantagem de  3 x 0 com gols de Arce, Magrão e Tuta.

Começa o segundo tempo... e o que parecia impossível em uma final de campeonato, iria acontecer...aos 14 minutos em cobrança de pênalti, Romário diminui a diferença 1 x 3, aos 23 minutos, Romário marca de novo em nova  cobrança de pênalti Vasco 2 x 3 Palmeiras.Para ficar ainda mais emocionante, Junior Baiano é expulso aos 30 minutos e o Vasco fica com menos um atleta em campo e perdendo por 3 x 2....Mas aos 33 do segundo tempo, Juninho Paulista empataria o jogo 3 x 3. O empate levaria o jogo para a prorrogação, mas o Palmeiras com um jogador a mais, foi com tudo para cima do Vasco. O jogo chega aos 45 e o Juiz avisa que o joga iria até aos 48...e aos 48 em uma  jogada de Juninho Paulista, Romário faz o gol da virada do VASCÃO. Vasco Campeão em pleno  Palestra Itália em uma VIRADA HISTÓRICA... Um jogo que entrou para a História. Vasco o time da virada...Vasco o Time do amor..Vasco o time da VIRADA HISTÓRICA...


Homenagem ao  jogador Zezé.





Quando em minha primeira matéria falei sobre o jogador Zezé, jamais poderia imaginar que eu estaria presente na homenagem feita pela prefeitura de Recreio-MG, ao  saudoso ponta esquerda  que conheci  assistindo aquela final de 1980 no Maracanã .Tive o prazer de conhecer  Alcero irmão do ex- craque  e outros membros da família, como seu filho Vinícius. Estavam ali também presentes alguns amigos que com ele foram campeões em 1980, como o goleiro Paulo Goulart, o meia esquerda Mário entre outros....

Após a inauguração do busto em homenagem ao ex-jogador,  na praça Botafogo, todos ali presente se dirigiram ao estádio do Recreio FC, clube este que um dia contou com o talento do homenageado em questão. Foi sem dúvida a meu ver,  uma justa homenagem e uma bela festa para o ponta esquerda que teve a honra de um dia também ter vestido a camisa Canarinho de nossa Seleção que este ano 2014, estará em busca de mais um título Mundial, o HEXA....  

VEM CHEGANDO A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 

em JR MINAS com foto da Seleção do Brasil, campeã em 1958.

Renato Sá


Meus amigos e amigas de Recreio, seguindo meus relatos curiosos sobre nosso futebol, estarei narrando nesta oportunidade sobre um jogador de nome Renato Sá, nascido na cidade de Tubarão-SC em 15/06/1955.

Este jogador ficou famoso pela fama de "O quebrador de Invencibilidades".Em Novembro de 1977atuando pelo Avai de Santa Catarina em jogo contra a equipe do Grêmio de Porto Alegre, Renato Sá, começaria a escrever seu nome na História do Futebol Brasileiro.

O Gremio estava invicto a 18 Jogos e Renato Sá marcou o primeiro gol da equipe do Avaí e deu passe para o segundo....placar final Avaí 2 x 1 Grêmio(Fim da invencibilidade Gremista).No dia seguinte Renato Sá Foi contrato pelo Grêmio e atuando pela sua nova equipe, Renato Sá iria fazer sua próxima vitima....

Em 20 de Julho de 1978,o Grêmio chegou ao Rio de Janeiro, para enfrentar a equipe do Botafogo, que estava invicta a 52 partidas(Record nacional) e em uma noite de pura infelicidade para o Glorioso, o Grêmio venceria a partida valida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, pelo um placar de 3 a 0 com dois Gols de Renato Sá(Caindo assim mais um Invicto aos pés de Renato Sá).

Assim como o Grêmio, O Botafogo não perdeu tempo e no ano seguinte, contratou o Jogador por empréstimo junto ao próprio Grêmio.,

No dia 27/05/1979 um domingo, o Flamengo venceu o time do Madureira pelo placar de 2 a 1 e igualou o recorde do Botafogo, 52 jogos invictos.No domingo seguinte o Flamengo enfrentaria o Botafogo e precisaria apenas do empate para estabelecer o novo recorde nacional.Alguns dirigentes do Botafogo na época sugeriram através da imprensa, que o Flamengo Buscasse um time bem fraco e jogasse um amistoso no meio de semana, para lhe garantir o novo recorde..os dirigentes do Flamengo ironizaram a proposta, dizendo que iriam bater o recorde encima da equipe do Botafogo no Domingo seguinte 03/06/1979....

Domingo dia 03/06/1979, a torcida do Flamengo como de costume, compareceu em massa ao Maracanã acreditando que seu time que contava com o talento de Zico e Jogadores como, Junior, Andrade,Adílio, e Claudio Adão, Venceria com facilidade a equipe do Botafogo, mas no time do Botafogo tinha um jogador predestinado...Renato Sá.

Diante de um publico de mais de 139 mil torcedores, aos 10 minutos do primeiro tempo, Renato Sá em jogada brilhante, chutou de pé esquerdo, da meia lua da área rubro-negra e a bola foi parar no canto esquerdo do goleiro Cantarelli.Um outro personagem faz parte desta historia, trata-se do Goleiro Borrachinha, na ocasião, o terceiro goleiro do Botafogo, que só atuou neste jogo em virtude das contusões do Titular e do reserva.Com o Botafogo vencendo por 1 a 0 o Borrachinha fechou o gol em varias tentativas do ataque do Fla em empatar o jogo e assim estabelecer um novo recorde.Ao apito final do juiz do jogo...acabava ali mais uma invencibilidade histórica com gol dele........Renato Sá.
 





Léo Medeiros


Caríssimos leitores,

A história que lhes narrarei nesta oportunidade tem como foco principal a Copa Brasil de 2006 onde encontraremos um clube do futebol mineiro de médio porte e mais uma curiosidade futebolística que envolve este colunista apaixonado por fatos curiosos e marcantes do nosso Futebol.

O clube de futebol é o IPATINGA, que já em 2005 surpreendeu  as   grandes equipes do futebol mineiro, tornando-se Campeão Estadual e já contava com o talento de um Jogador que vem a ser o principal elemento curioso, deste colunista que lhes escreve.

Seu nome Léo Medeiros(Manga para os amigos de Recreio-MG).Como é de conhecimento de todos, sou torcedor do Botafogo e em 2006 pela copa do Brasil, o Ipatinga-MG eliminaria  grandes  clubes do futebol brasileiro.

O Botafogo foi a primeira vítima, sendo eliminado pelo clube mineiro na segunda fase da copa. O primeiro  jogo foi disputado  na cidade de Ipatinga, jogo este que assisti pela tV  lá no Rio de Janeiro, e confesso aos amigos leitores, que quando o Ipatinga fez  3x 0 , eu comecei a torcer para que o jogo acabasse, temendo uma goleada maior.

No Jogo de volta no RJ, mais uma vitória do Ipatinga 3x1 em pleno Maracanã  sendo o segundo gol da equipe mineira marcado pelo meia esquerda, Léo  Medeiros(O Manga), em cobrança perfeita de pênalti.

Nas oitavas de final foi a vez do Náutico-PE ser eliminado pelo Ipatinga e nas quartas, a vítima foi o Santos-SP.Na semi final o adversário seria o Flamengo, que em uma jogada extra campo, contratou três jogadores do Ipatinga, dentre eles, Léo Medeiros, um dos principais jogadores do Ipatinga naquele momento, e assim o Flamengo enfrentou um Ipatinga sem três de seus principais jogadores: Léo Medeiros, Diego e Walter Minhoca(mais a frente o Flamengo traria também do Ipatinga, o meia Paulinho).

O primeiro confronto entre os dois times, aconteceu em Ipatinga-MG e houve um empate de 1 x 1, no jogo da volta no maracanã o Flamengo venceu por 2 x 1 classificando-se assim para a final da copa, que teve como adversário o Vasco da Gama.Primeiro Jogo Flamengo 2 x 0 Vasco e no segundo e decisivo jogo deu Flamengo de novo 1 a 0 gol do lateral esquerdo Juan.Flamengo Bicampeão da copa do Brasil 2006.

Mais uma vez o destino prega uma peça a este narrador. Sete anos passados da eliminação do meu Botafogo pelo Ipatinga de MG  3 x 1 em pleno Maracanã, sendo o segundo gol do Léo Medeiros, aqui estou eu, morando em Recreio-MG, cidade natal do jogador que em 2006 ajudou a eliminar meu time de coração.

IPATINGA CAMPEÃO MINEIRO 2005.
 
 
CURIOSIDADES  E  ESTORIAS   DO  FUTEBOL
Zezé

                                                                            Ronaldo de Nazareth

                Caros amigos de Recreio-MG, e com muito prazer que escrevo minha primeira matéria sobre curiosidades e estórias da maior paixão do mundo que é o futebol. Meu  nome é Ronaldo de Nazareth, nasci na cidade do Rio de Janeiro no dia 06 de Julho de 1961, sou torcedor do Botafogo, mas acima de tudo um apaixonado pelo e futebol e por suas curiosidades e  estarei nesta coluna lhes contando estórias e curiosidades vivenciadas por mim e em algumas oportunidades lhes narrando outras por mim pesquisadas.

                Para abertura desta coluna vou lhes contar uma curiosidade  que vivenciei sobre um jogador muito conhecido de vocês aqui em Recreio. Em novembro de 1980, a convite de um amigo meu, torcedor do Fluminense, fui assistir  a final do Campeonato do Estado do Rio de Janeiro onde naquela manhã os jornais estampavam a  seguinte manchete:

                                         Fluminense X Vasco da Gama

                                         Quem    será    o    Campeão ?


                Chegamos ao Maracanã por volta das 16:00 horas, estádio lotado(mais de 100 mil torcedores presente) e ao iniciar a partida, um jogador em especial me chamou a atenção....e perguntei ao meu amigo tricolor, que estava ao meu lado, quem era aquele ponta habilidoso do time dele e ele me respondeu dizendo tratar-se do Zezé.

                O jogo seguiu equilibrado  no primeiro tempo e aos 22 minutos do segundo tempo em uma cobrança de falta  à esquerda do ataque do Fluminense, o Zagueiro Edinho fez o que seria o único gol da partida dando ao Fluminense o título de Campeão carioca de 1980. Ao apito final do árbitro do jogo, continuei a olhar aquele ponta esquerda, o Zezé, que eufórico vibrava muito com a conquista. Curiosamente em 1997, dezessete anos depois vim a conhecer minha atual esposa, Cristiane Ribas e através dela vim a conhecer Recreio  e saber que aquele jogador que admirei vendo jogar naquela final em 1980 era morador desta cidade.

                Não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e lamento muito.Anos depois, ainda  morando no Rio de Janeiro( sou morador de Recreio desde janeiro/2013); tomei conhecimento de seu falecimento pela Rádio Globo, mas tenho em meu coração a saudade daquele ponta esquerda que curiosamente me chamou a atenção naquela final de 1980 no maior estádio de futebol no mundo....o MARACANÃ.  (Recreio-MG, agosto de2013)

voltar ao blog RADIANTE ESPORTES CLIQUE EM RADIANTE ESPORTES

Um comentário:

  1. Aeeeeee Parabéns pela coluna e ainda mais com uma estréia falando do meu time sendo CAMPEÃO.

    ResponderExcluir